15 anos de gratidão, nostalgia e desafios!!!!




Antes de começar a “falação” sobre o dia de hoje, vou reafirmar a todos o sentimento de orgulho e de enorme satisfação de fazer parte desse sonho. O AKA é um movimento de construção coletiva que desafiou o tempo e todas as dificuldades que nós egressos do Vale vivemos e que conseguiu se consolidar referência para todos nós filhos do Vale. O termo acolhimento é verdadeiro e notório para quem convive conosco e sente como temos em nosso DNA algo muito forte.


Confesso que nas últimas semanas algo me pareceu muito emblemático. Fiquei pensando no que eu escreveria e qual seria a tônica da minha mensagem. Para mim sempre foi muito fácil falar ou explanar qualquer coisa do AKA, afinal de contas, estou aqui desde a sua concepção, do seu nascimento. Mas nestes momentos é sempre diferente. Mexe muito, é “cabalístico” né?.


É certo que a mensagem tem que ser diferente, tem que ter algo mais, desta vez precisa de algum outro ingrediente. Não, nada disto. Não estamos inventando a roda. Não existe fórmula mágica. Mas existe magia, sim isso sim. É porque o AKA se tornou algo até muito maior do que a gente mesmo imaginava há 15 anos atrás.


Fizemos de uma pelada de futebol um ninho de acolhimento, um porto seguro para aqueles que sentem a saudade dessa distância causada pela necessidade de partirmos em busca dos nossos sonhos, de um futuro melhor para nossas famílias. Só quem já viajou 700 km de Gontijo sabe o sabor dessa saudade, da solidão e das incertezas. O AKA gera aconchego, ameniza as dores, “enlarguece” os sorrisos, cria vínculos, extingue fronteiras, abraça, cuida. Nos transformamos em uma verdadeira plataforma social onde os peregrinos do Vale se ajuntam para cuidar das feridas, pra tirar um pouco desse “mal triste” ao qual nos dispusemos nos aventurar. E assim como uma catapulta, como uma mola propulsora, jogamos o astral lá pra cima, revigoramos a confiança e ganhamos mais alegria para seguir em frente rumo aos objetivos e desafios da vida.


Desenvolver essa nova forma de vislumbrar e fomentar o convívio por meio do esporte desta forma lúdica, sim, lúdica, significou mais que do conquistar troféus. Esse nosso jeito leve, extrovertido e irreverente se tornou algo eficaz e totalmente transformador. Nos tornamos referência. É o que orgulha muito e inspira, irradia. Nos fortalece para continuar a nossa caminhada, nossa peleja. Essa é a nossa copa do mundo.


Pelas nossas contas, já foram mais de 400 amigos que vieram, foram, passaram, voltaram e até ficaram ou estão até hoje, nesse baile frenético da vida. Esse nosso porto seguro recebe e envia viajantes ao mundo todo, para todo tipo de missão. Nos notabilizamos nisso. E assim como o nosso amigo Romano, nos tornamos membros dessa tripulação chamada AKA, recebendo, acolhendo, compartilhando, cuidando e enviando para os voos. E em nossas rotas, lá se vão mais de 30 destinos, sim meu amigo, é isso mesmo, quase o Vale inteiro já passou por aqui. O AKA é o Vale, o Time do Vale.


Enfim, o AKA cresceu, virou uma grata realidade, que aceitou seu papel de mobilizador, de agregador. Aceitamos a nossa vocação como agentes de mudança, de transformação social, como protagonistas do nosso destino e como um grupo que se une, reúne, que acolhe, mas que olha para a sua origem e compreende a importância de fortalecer cada vez mais esse ecossistema. Uma rede de integração capaz de gerar sinergia e provocar as mudanças que são necessárias.


A necessidade de inovar, de criar, de encontrar soluções sustentáveis e eficazes para o que fazemos não nos deixa acomodar. Estamos sempre atentos e cada vez mais atuantes. Temos convicção de que precisamos reconstruir e rever toda metodologia e forma de trabalhar o esporte, para que consigamos resgatar o amor e interesse dos nossos jovens. Um passo de cada vez, mas com o apoio de cada jogador, de cada associado, cada cidadão, empresário, grupo empresarial, sociedade, autoridades públicas. Somente juntos e com a contribuição de cada ente poderemos causar o impacto que pode mudar a realidade da nossa região.


A minha gratidão por cada um que passou por aqui, e viveu e conviveu conosco. Toda experiência é válida, já passamos por inúmeras, milhares. Muitas boas, outras ruins, algumas saborosas e também as que feriram, mas todas nos transformaram, porque acreditamos que tudo o que vivemos é parte do processo de crescimento, de evolução, de fortalecimento. E assim vamos forjando e capacitando nossos irmãos.


E fica aqui a minha mensagem, câmbio:


“Atenção torre de Comando, Aqui é o Comandante do AKA, avisa para os filhos do Vale que a turma está pronta para decolar, positivo? Não precisa permissão, nós vamos assim mesmo, porque nascemos no Vale, Valemos mais pelo que somos do que pelo que temos, sendo assim sempre valeremos”.


"E aos queridos passageiros do Antonov 225 (só ele pra caber tantos akadianos), apertem os cintos e preparem-se porque ainda temos muitas aventuras, desafios por viver e rotas a concluir pelo nosso time, pelo nosso projeto, pelo nosso povo, afinal de contas, VALEMOS PELO QUE SOMOS”. #partiu?"


Com muita gratidão e orgulho,


André Tixa Orsine

"Aqui é AKA meu irmão"

#valemospeloquesomos





96 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-icone.png