AKA e INDEPENDENTE FUTSAL ARAÇUAÍ anunciam parceria para fortalecer o esporte em Araçuaí.

Equipes pretendem somar forças e realização de ações conjuntas pela melhoria, incentivo e fortalecimento da prática esportiva e resgate do esporte na cidade e região.







Em reunião realizada no início de 2022 diretorias sinalizaram com a possibilidade de união em prol do esporte na cidade, tendo em vista a falta de apoio, incentivo e as dificuldades encontradas pela falta de recursos públicos que possibilitem ações mais efetivas.


André Tixa, presidente do AKA e Rone do Clube Independente Futsal firmaram a parceria na última semana e esperam com isso realizar ações complementares dentro e fora dos gramados/quadras, possibilitando assim maior efetividade nas iniciativas e ações que buscam alavancar o esporte na cidade, que já foi referência em todo o Vale em outras épocas.


“Vivemos tempos difíceis, com a perda de interesse das crianças em participarem de projetos esportivos e com a falta de incentivo por parte dos entes públicos e privados, aumentando o risco dos jovens ficarem expostos aos malefícios do mundo moderno, como drogas e criminalidade. É um desafio hercúleo que temos, mas que juntos podemos ser mais assertivos e profundos nas mudanças e proposições necessárias”, afirmou Tixa, que reside em BH há 30 anos e sonha com o resgate do esporte na cidade e no Vale. “O esporte é uma ferramenta poderosíssima de socialização, inclusão social e de combate dos males do mundo atual, aliado à educação e saúde, podemos formar cidadãos mais conscientes e capazes de projetar um futuro melhor para o seu futuro e familiares. É um sonho possível, mas que precisa de apoio público, diga-se esferas federal, estadual e municipal, setor privado empresarial e comunidade. É preciso que todos abracem a causa e nos apoiem para que consigamos os resultados esperados”, reforçou o presidente o AKA.

O AKA, que em 2021 completou 15 anos de estrada, vem com o PROJETO VALEMOS PELO QUE SOMOS, realizando trabalho que já extrapolou as linhas do campo e que atua em várias frentes solidárias, desde a escolinha esportiva, foco principal do projeto, que até o fim de 2022 tem como meta estar em pelo menos 09 cidades do Vale, até ações como doação de cestas básicas, roupas, brinquedos, kits higiene, participação em ações solidárias diversas em várias cidades do Vale e o recém lançado grupo de divulgação de vagas de emprego. “O AKA se multiplicou nos últimos dois anos, vocacionado pelo nosso DNA de ser uma plataforma de integração social e que enxerga o projeto como um imenso e intenso ecossistema, que parte desde o acolhimento, a efetiva participação esportiva, o acolhimento reverso que são as ajudas e apoio às iniciativas esportivas diversas e agora o networking. Não nos acomodamos em ficar apenas focado no futebol, queremos contribuir de todas as formas que forem possíveis e necessárias”, reforçou o presidente.


A parceria com o Independente Futsal, que é uma das equipes mais qualificadas e conhecidas da região, pretende alavancar e atrair os jovens, principalmente pela representatividade de ambas as equipes e o destaque e competência nas ações e resultados obtidos.


Há muita expectativa pela sensibilização da comunidade em geral, conforme citada acima, pelo engajamento e que esse movimento atraia também mais interessados e amantes do esporte, na busca de um objetivo positivo e coletivo para todos. Existe o desejo e o sonho de transformar o Vale em uma potência esportiva, tratando os nossos talentos com a capacitação necessária para que possibilite essas joias de sonharem verdadeiramente com um futuro no esporte de alto rendimento. “Temos talentos e não os tratamos como deveríamos, precisam ser lapidados, preparados para as 04 esferas do alto rendimento, que são: força física, tática, técnica e mental. Muitos atletas promissores não estão preparados dentro dessa mentalidade do esporte profissional. Precisamos desenvolver os atletas, capacitar nossos treinadores, otimizar processos de treinamento e trabalhar a parte psicomotora para que tenham possibilidade verdadeira de enfrentarem as arenas e a dura realidade das categorias de base. É direito dos nossos talentos sonhar com isso e é um dever nosso capacita-los e prepara-los para isso. Essa é a nossa meta, o nosso foco e contamos com o Independente nesta jornada. Daqui da capital faremos de tudo o que for possível. E temos várias formas e possibilidades de apoio para quem deseja contribuir”, frisou Tixa.


O Independente Futsal recentemente também se registrou oficialmente, tornando-se uma entidade jurídica formalizada, o que é um grande progresso e que abre um leque de oportunidades, mas que em contrapartida aumenta os custos com a sua manutenção. Agora o próximo passo é o projeto, intitulado “Leão do Vale” que promoverá atividades esportivas de futsal com jovens do bairro canoeiros.


Sabemos que o nosso Vale, de maneira geral, tem um déficit histórico por parte das autoridades e convivemos há muitas décadas com esse descaso, convivendo com a precariedade que vem desde investimentos em educação, saúde e logísticos, com a vergonhosa BR-367. O desafio é brutal, mas com criatividade e com união podemos ir, de passo em passo para chegar aonde chegamos. Daí a importância de compreender a seriedade desta iniciativa e de todos abraçarem a causa, em prol do desenvolvimento do nosso esporte.


E você pode ajudar, venha somar, apoiar e caminhar conosco. A jornada é longa, mas o primeiro passo foi dado. E vamos seguir firmes para marcar um golaço pelo nosso Vale.


SEJA PATROCINADOR, SEJA INCENTIVADOR, SEJA SÓCIO TORCEDOR!!!


Pelo que Somos, pelo que Queremos, pelo que Sonhamos, Sou AKA, Somos do Vale, VALEMOS PELO QUE SOMOS.


Para realizar a sua doação e se tornar um sócio torcedor solidário akadiano acesse o nosso portal: valemospeloquesomos.org.br


Aproveite para conhecer o nosso trabalho e projeto.


#souaka #somosdovale #tropadoslanternasverdes #valemospeloquesomos #empreendedorismosocial #solidariedade #sejadoador #sejasociotorcedor #esporte #sejapatrocinador #akalifestyle #valedojequitinhonha #aka47ronins #aka15anos #uniformes2022-2024 #iconesports



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png