top of page

PRA HISTÓRIA: AKA PARTICIPA DA CONFERÊNCIA DO LÍTIO E REAFIRMA SEU PROTAGONISMO SOCIAL

Atualizado: 9 de jul. de 2023

Entidade participa como convidado e tem estande representando a bandeira social e do esporte.


Nos dias 03, 04 e 05 de julho, aconteceu na cidade de Araçuaí o fórum “Conferência Lithium Business, desafios, limites e oportunidades”, marcando mais um dia histórico neste momento vivido pelo Vale do Jequitinhonha, em especial, as cidades de Araçuaí e Itinga.



Estande AKA. Foto com o vice prefeito de Araçuaí Kélvio Marcílio e com o prefeito de Virgem da Lapa, Diógenes Timo


O principal objetivo do evento foi promover o debate entre todos os atores deste cenário, para entender os desafios, limites e oportunidades dos empreendimentos dos negócios do Lítio, por entender que nada mais relevante que ouvir um dos protagonistas desse momento, sendo uma janela de oportunidade para o território: as empresas que aqui investem.


O evento contou com a presença de várias personalidades, prefeitos, empresários, autoridades e sociedade em geral, além dos CEO´s das empresas mineradoras e fornecedores envolvidos na cadeia do lítio.


E num evento de tamanha envergadura e representatividade, a AKA (Associação dos K-iauzeiros Ausentes) participou como expositor, tendo a oportunidade de falar e reafirmar sua trajetória e trabalho de impacto no esporte e no campo social do Vale do Jequitinhonha além de debater o futuro do esporte e dos projetos sociais, importante braço e anseio da população.


O presidente da AKA, André Tixa Orsine ressaltou a importância do evento, não apenas por chamar a atenção do mundo para o Vale do Jequitinhonha, mas principalmente como forma de conscientização e fortalecimento e envolvimento da sociedade com o promissor momento que se apresenta. “Para nós da AKA, Associação dos K-iauzeiros Ausentes, entidade que promove a inclusão e o desenvolvimento psico-sócio-motor de crianças e jovens, é motivo de muito orgulho e de grande valia. Talvez este seja um dos momentos mais importantes da nossa história. Poder fazer parte de um evento internacional, podendo debater, aprender, divergir, refletir e compartilhar toda cadeia de conhecimento e as perspectivas é um privilégio. Acredito muito que é momento que todos nós temos que nos envolver, para compreender e analisar tudo o que o evento trouxe à tona, a cadeia de conhecimento e de oportunidades. O AKA que realiza trabalhos sociais desde 2006 está presente e atuante. Acreditamos que podemos sim contribuir com este momento único. Crescimento econômico/financeiro com sustentabilidade e responsabilidade social. Estamos prontos e aptos para contribuir com o diálogo e como protagonista deste processo e ampliar nosso propósito de inclusão e impacto. Estamos prontos para transformar vidas por meio do esporte, já somos uma realidade no Vale”.



Apresentando a AKA para o ex ministro Raul Jungman e outras autoridades , presentes no evento (Foto Ricardo Neiva)


Em sua história, a AKA sempre se fez presente nos momentos e nos debates sobre desenvolvimento e formas de crescimento para o povo do Vale do Jequitinhonha. “Faz parte do nosso DNA promover a transformação e o impacto social no Vale do Jequitinhonha através da nossa mobilização e do nosso trabalho, seja por meio das nossas escolinhas esportivas, por ações sociais e campanhas ou pelas ações conjuntas com demais projetos locais. Não chegamos agora, já somos uma entidade consolidada e capacitada. Nos preparamos ao longo destes anos para este momento. Estamos felizes e orgulhosos por estarmos aqui e pelo reconhecimento. É algo que nos orgulha muito, mas que a partir de agora a responsabilidade é ainda maior.” afirma Tixa.


Sobre a expectativa do crescimento da cidade e região, o presidente também reforça a importância do tema, “precisamos nos conscientizar de que vivemos uma oportunidade única de transformar de vez a nossa história, de assumirmos de vez as rédeas e o protagonismo do nosso destino deixando de ser dependentes de emendas, favores e parar de viver com o pires na mão. É hora de construirmos todos juntos uma cidade melhor, um Vale próspero, repleto de oportunidades e de crescimento sustentável. Não podemos deixar esta oportunidade passar. Ou vamos apenas mudar a alcunha de “a cidade do já teve” para a “cidade do que poderíamos ser”? Mais importante do que ideologias, egocentrismos ou picuinhas, é momento de pensarmos coletivamente pelo futuro do nosso povo, pelo legado dos nossos filhos e netos. Não há mais espaço para rivalidades e briguinhas de ego. É por todos nós. Nossa responsabilidade é cuidar, cobrar e não deixar que esta oportunidade vá para outra cidade. Com respeito, diálogo, atitude e envolvimento, vamos promover a mudança que todos nós sempre sonhamos. E a AKA está pronta para dar a sua parcela de contribuição. Não vamos perder o trem da história, afinal de contas muito melhor do que contar histórias é fazer parte das histórias que serão contadas. Ou pegamos o trem junto com o maquinista, o viveremos observando o aceno de mãos passando pela nossa cidade, levando o nosso futuro para outro lugar.”


Em nome de todos os Associados, todos os membros, atletas e sociedade K-iauzeira ausente, agradecemos imensamente, de coração, pela oportunidade de fazer parte e de contribuir de alguma forma com tudo o que estamos vivenciando em nosso querido Calhau e no Vale. Ao professor Rossandro, nossa gratidão e a todos que passaram pelo nosso estande, obrigado. Vamos juntos, conheçam mais e se envolvam mais com o nosso futuro. Contem sempre conosco.


E por acreditarmos em nossa capacidade, em nosso propósito e em tudo o que construímos até agora, convidamos a todos a conhecerem o nosso trabalho e nosso legado.



Conferência Lithium Business: Desafios, Limites e Oportunidade


185 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp-logo-icone.png
bottom of page