Chegou a hora de decolar AKA

Atualizado: 21 de mar. de 2021




Há quase 15 anos atrás, iniciamos um sonho, motivados pelo interesse de reunir os amigos e filhos do Vale em um ambiente familiar, democrático e livre, onde todos tivessem a oportunidade de contribuir para o nosso crescimento e, assim, elevar o nome do Vale do Jequitinhonha na capital mineira.


O início foi difícil, desafiador e incerto, acentuado pela dolorosa separação dos grupos do até então ACA-BH, equipe de amigos e grandes referências, que também mantinha o desejo do encontro, mas limitado e restrito a um seleto grupo, sem muitas oportunidades e chance de crescimento ou expansão.


Tínhamos uma árdua missão pela frente, fomentados por um desejo de propiciar acolhimento a todos os filhos do Vale através do futebol e o encontro, pelo sonho de reunir amigos de todas as cidades do Vale, para que conseguíssemos findar com as fronteiras e rivalidades/rixas históricas que sempre atrapalharam nosso desenvolvimento como região e alicerçados pelos pilares AMIZADE, CONFRATERNIZAÇÃO E RESPEITO. Nascia o AKA. Começava então uma verdadeira missão diplomática. Nos tornamos verdadeiros trovadores e comendadores de um novo ideal e conceito.


Passados quase 15 anos desta caminhada, nos vemos hoje maduros, conscientes e gratos pela nossa trajetória. Hoje somos responsáveis por uma jornada vitoriosa, por conquistas que vão além da esfera esportiva. Nos tornamos referência, notabilizamos nossa excelência em acolher, em cuidar, motivar e alentar nossos conterrâneos da distância de família e entes queridos, sentimento compartilhado por todos nós, sem exceção, que acomete a todos egressos do Vale, apartados do lar desde a adolescência para lutarmos por um sonho, um ideal, um objetivo. É o nosso legado, nosso destino. Por aqui mais de 400 atletas e amigos deixaram sua marca, nos prestigiaram, nos alegraram, nos ajudaram a construir esse centro de excelência em confraternização, nesta plataforma de networking e de disseminação de valores e amizades.


Iniciamos agora um novo desafio, talvez o maior de todos. A consolidação do nosso time como mobilizador de sonhos, da logística reversa que todos nós vivemos. É hora de cuidar e preparar os nossos jovens para os desafios do futuro. Para nosso entendimento, é um caminho sem volta, um compromisso que nos é devido pelas oportunidades que tivemos e por tudo o que construímos ao longo desses 15 anos.


O sonho das escolinhas do AKA e do nosso compromisso social com a solidariedade ainda engatinha, mas há alguns anos atrás ele era inerte, quase inexistente. Hoje nos orgulhamos pelo que fizemos e continuamos a fazer. Sim, somos uma realidade, somos referência. E não apenas no esporte e na nossa tão afamada hospitalidade e receptividade. Somos conhecidos por ser desbravadores do bem, por sermos um seleto grupo que se reúne para divertir e se descontrair, mas que não esquece as suas origens e é comprometido com a nossa sociedade, compromissado com o bem estar social. Somos reconhecidos como EMPREENDEDORES SOCIAIS, temos o selo de excelência do HUB SOCIAL, fazemos parte dos maiores portais de mobilização social do país, a CIDADE DO BEM e o Portal RISÚ.


É motivo de muito orgulho saber que uma pelada de futebol seria capaz de tamanho feito. Sim, é mesmo. Mas já que chegamos até aqui, por que não ir mais longe? Por que não sonhar mais alto? Conseguimos chegar até aqui graças ao esforço individual em meio a uma ideia de construção coletiva. Deu certo.

Esse é o motivo deste comunicado, queremos e pedimos a todos que nos ajudem e que venham conosco dar a nossa contribuição junto ao esporte no Vale.


Isso é mais que um pedido, é uma convocação. Temos uma plataforma digital completa para potencializar nosso trabalho, mas para isso é preciso que cada um contribua com a sua parte e não estamos falando apenas de parte financeira. Divulgação, incentivo, compartilhamento, mobilização, isso tudo conta.


Desde 2018, já conseguimos mais de 1.000 cestas básicas, mais de 200 sacolas de roupas, brinquedos e sapatos, ajudamos mais de 20 equipes de futebol, futsal, vôlei, handebol e até mesmo atletismo. Doamos kits escolares, livros, álcool em gel, cobertores. Por meio do jornalzinho La Resenha tivemos a contribuição de mais de 80 crianças que fizeram suas redações e artes para as nossas edições, que trouxe a eles alegria por ver seus textos divulgados em um jornal. Monetizando o nosso apoio, ultrapassa R$ 50 mil. É gratificante essa constatação, essa realidade. E desafiador. Mas um desafio que só trás sentimentos bons.


Ainda continuamos em movimento, em constante mutação e determinação. A pandemia nos trouxe lições e vai deixar um legado para a humanidade. Agora mais do que nunca precisamos uns dos outros e tem muitas famílias precisando de nós. E nós temos potencial e capacidade para fazer jus a essa necessidade.


Para exemplificar ainda mais o que hoje nós representamos para a nossa cidade/região, estou mandando semana que vem uma camisa oficial do AKA para um garoto que participa da nossa escolinha de Araçuaí que me pediu de presente a minha camisa, não podia ser outra, tem que ser com o meu nome. Estou enviando também um par de luvas VIRON a outro garoto, que tem o sonho de ser goleiro e de brinde vai uma camisa de goleiro do AKA. Nos tornamos ídolos (mais referência pra ser bem sincero o que é melhor ainda). Várias pessoas entram em contato comigo querendo o nosso uniforme atual ou qualquer material para ajudar na prática esportiva. Fui convidado pela prefeitura de Araçuaí a contribuir com o resgate do futebol da cidade, o que para nós é uma honra e o convite veio pelo mérito do nosso sucesso. Tenho certeza de que cada atleta nosso aqui quando vai ao Vale passear e encontra um amigo ou alguém na rua, já passou pela situação desta pessoa lhe pedir a camisa do AKA. Para as pessoas o nosso trabalho tem valor e não é pelo que conquistamos dentro de campo, mas principalmente pelo que a gente representa fora dele, pelo nosso exemplo, pala nossa forma de interceder e de ser sempre o apoio para tantos. A nossa camisa pesa e é desejada não pelos títulos, mas pelo que nós representamos PELO QUE SOMOS. Esse é o nosso valor.


Peço para que cada um dos nossos atletas e ex-atletas faça essa viagem, olhe pelo retrovisor e veja como pavimentamos a nossa estrada, de como conseguimos vencer os desafios impostos pelas mais variadas dificuldades impostas por uma cidade com dimensões tão grandes, por conseguirmos reunir tantas e diversas personalidades únicas e diferentes. Por sermos tão admirados e respeitados.


Mas o sucesso passado não garante sucesso futuro. É o momento de todos entrarmos em campo mais uma vez, unidos e com o mesmo objetivo.

Que possamos chegar no dia 16 de setembro, data oficial do nosso dia de debutante, com a expectativa de conseguirmos atingir nosso objetivo de reacender e mobilizar o esporte em todo nosso Vale. Eu quero muito fazer o lançamento da pedra fundamental do Projeto 15 anos sonhando com a consolidação do AKA como entidade social e plataforma aceleradora de sonhos.


Eu conto com vocês nesta caminhada. A convocação está feita, aceita?


#valemospeloquesomos


"Nascer no Vale foi uma decisão alheia à minha vontade. Amar o Vale foi uma escolha livre do meu coração. Existir no Vale significou aprender e esperar contra todas as esperanças. Mudar do Vale significa peregrinar nas trilhas da utopia. Esquecer o Vale, jamais. É impossível esquecer de quem nos cativou".


"PELO QUE SOMOS, PELO QUE QUEREMOS, PELO QUE SONHAMOS, SOU AKA, SOMOS DO VALE, VALEMOS PELO QUE SOMOS"



172 visualizações0 comentário
whatsapp-logo-icone.png