top of page
Foto do escritorANDRE TIXA ORSINE MATOS

Chegou a hora de decolar AKA

Atualizado: 20 de mar. de 2021




Há quase 15 anos atrás, iniciamos um sonho, motivados pelo interesse de reunir os amigos e filhos do Vale em um ambiente familiar, democrático e livre, onde todos tivessem a oportunidade de contribuir para o nosso crescimento e, assim, elevar o nome do Vale do Jequitinhonha na capital mineira.


O início foi difícil, desafiador e incerto, acentuado pela dolorosa separação dos grupos do até então ACA-BH, equipe de amigos e grandes referências, que também mantinha o desejo do encontro, mas limitado e restrito a um seleto grupo, sem muitas oportunidades e chance de crescimento ou expansão.


Tínhamos uma árdua missão pela frente, fomentados por um desejo de propiciar acolhimento a todos os filhos do Vale através do futebol e o encontro, pelo sonho de reunir amigos de todas as cidades do Vale, para que conseguíssemos findar com as fronteiras e rivalidades/rixas históricas que sempre atrapalharam nosso desenvolvimento como região e alicerçados pelos pilares AMIZADE, CONFRATERNIZAÇÃO E RESPEITO. Nascia o AKA. Começava então uma verdadeira missão diplomática. Nos tornamos verdadeiros trovadores e comendadores de um novo ideal e conceito.


Passados quase 15 anos desta caminhada, nos vemos hoje maduros, conscientes e gratos pela nossa trajetória. Hoje somos responsáveis por uma jornada vitoriosa, por conquistas que vão além da esfera esportiva. Nos tornamos referência, notabilizamos nossa excelência em acolher, em cuidar, motivar e alentar nossos conterrâneos da distância de família e entes queridos, sentimento compartilhado por todos nós, sem exceção, que acomete a todos egressos do Vale, apartados do lar desde a adolescência para lutarmos por um sonho, um ideal, um objetivo. É o nosso legado, nosso destino. Por aqui mais de 400 atletas e amigos deixaram sua marca, nos prestigiaram, nos alegraram, nos ajudaram a construir esse centro de excelência em confraternização, nesta plataforma de networking e de disseminação de valores e amizades.


Iniciamos agora um novo desafio, talvez o maior de todos. A consolidação do nosso time como mobilizador de sonhos, da logística reversa que todos nós vivemos. É hora de cuidar e preparar os nossos jovens para os desafios do futuro. Para nosso entendimento, é um caminho sem volta, um compromisso que nos é devido pelas oportunidades que tivemos e por tudo o que construímos ao longo desses 15 anos.


O sonho das escolinhas do AKA e do nosso compromisso social com a solidariedade ainda engatinha, mas há alguns anos atrás ele era inerte, quase inexistente. Hoje nos orgulhamos pelo que fizemos e continuamos a fazer. Sim, somos uma realidade, somos referência. E não apenas no esporte e na nossa tão afamada hospitalidade e receptividade. Somos conhecidos por ser desbravadores do bem, por sermos um seleto grupo que se reúne para divertir e se descontrair, mas que não esquece as suas origens e é comprometido com a nossa sociedade, compromissado com o bem estar social. Somos reconhecidos como EMPREENDEDORES SOCIAIS, temos o selo de excelência do HUB SOCIAL, fazemos parte dos maiores portais de mobilização social do país, a CIDADE DO BEM e o Portal RISÚ.


É motivo de muito orgulho saber que uma pelada de futebol seria capaz de tamanho feito. Sim, é mesmo. Mas já que chegamos até aqui, por que não ir mais longe? Por que não sonhar mais alto? Conseguimos chegar até aqui graças ao esforço individual em meio a uma ideia de construção coletiva. Deu certo.

Esse é o motivo deste comunicado, queremos e pedimos a todos que nos ajudem e que venham conosco dar a nossa contribuição junto ao esporte no Vale.


Isso é mais que um pedido, é uma convocação. Temos uma plataforma digital completa para potencializar nosso trabalho, mas para isso é preciso que cada um contribua com a sua parte e não estamos falando apenas de parte financeira. Divulgação, incentivo, compartilhamento, mobilização, isso tudo conta.


Desde 2018, já conseguimos mais de 1.000 cestas básicas, mais de 200 sacolas de roupas, brinquedos e sapatos, ajudamos mais de 20 equipes de futebol, futsal, vôlei, handebol e até mesmo atletismo. Doamos kits escolares, livros, álcool em gel, cobertores. Por meio do jornalzinho La Resenha tivemos a contribuição de mais de 80 crianças que fizeram suas redações e artes para as nossas edições, que trouxe a eles alegria por ver seus textos divulgados em um jornal. Monetizando o nosso apoio, ultrapassa R$ 50 mil. É gratificante essa constatação, essa realidade. E desafiador. Mas um desafio que só trás sentimentos bons.


Ainda continuamos em movimento, em constante mutação e determinação. A pandemia nos trouxe lições e vai deixar um legado para a humanidade. Agora mais do que nunca precisamos uns dos outros e tem muitas famílias precisando de nós. E nós temos potencial e capacidade para fazer jus a essa necessidade.


Para exemplificar ainda mais o que hoje nós representamos para a nossa cidade/região, estou mandando semana que vem uma camisa oficial do AKA para um garoto que participa da nossa escolinha de Araçuaí que me pediu de presente a minha camisa, não podia ser outra, tem que ser com o meu nome. Estou enviando também um par de luvas VIRON a outro garoto, que tem o sonho de ser goleiro e de brinde vai uma camisa de goleiro do AKA. Nos tornamos ídolos (mais referência pra ser bem sincero o que é melhor ainda). Várias pessoas entram em contato comigo querendo o nosso uniforme atual ou qualquer material para ajudar na prática esportiva. Fui convidado pela prefeitura de Araçuaí a contribuir com o resgate do futebol da cidade, o que para nós é uma honra e o convite veio pelo mérito do nosso sucesso. Tenho certeza de que cada atleta nosso aqui quando vai ao Vale passear e encontra um amigo ou alguém na rua, já passou pela situação desta pessoa lhe pedir a camisa do AKA. Para as pessoas o nosso trabalho tem valor e não é pelo que conquistamos dentro de campo, mas principalmente pelo que a gente representa fora dele, pelo nosso exemplo, pala nossa forma de interceder e de ser sempre o apoio para tantos. A nossa camisa pesa e é desejada não pelos títulos, mas pelo que nós representamos PELO QUE SOMOS. Esse é o nosso valor.


Peço para que cada um dos nossos atletas e ex-atletas faça essa viagem, olhe pelo retrovisor e veja como pavimentamos a nossa estrada, de como conseguimos vencer os desafios impostos pelas mais variadas dificuldades impostas por uma cidade com dimensões tão grandes, por conseguirmos reunir tantas e diversas personalidades únicas e diferentes. Por sermos tão admirados e respeitados.


Mas o sucesso passado não garante sucesso futuro. É o momento de todos entrarmos em campo mais uma vez, unidos e com o mesmo objetivo.

Que possamos chegar no dia 16 de setembro, data oficial do nosso dia de debutante, com a expectativa de conseguirmos atingir nosso objetivo de reacender e mobilizar o esporte em todo nosso Vale. Eu quero muito fazer o lançamento da pedra fundamental do Projeto 15 anos sonhando com a consolidação do AKA como entidade social e plataforma aceleradora de sonhos.


Eu conto com vocês nesta caminhada. A convocação está feita, aceita?



"Nascer no Vale foi uma decisão alheia à minha vontade. Amar o Vale foi uma escolha livre do meu coração. Existir no Vale significou aprender e esperar contra todas as esperanças. Mudar do Vale significa peregrinar nas trilhas da utopia. Esquecer o Vale, jamais. É impossível esquecer de quem nos cativou".


"PELO QUE SOMOS, PELO QUE QUEREMOS, PELO QUE SONHAMOS, SOU AKA, SOMOS DO VALE, VALEMOS PELO QUE SOMOS"



183 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


whatsapp-logo-icone.png
bottom of page