top of page

A importância de ser solidário

“Fazer o bem sem olhar a quem”. Na pandemia, esse ditado popular tornou-se uma das principais armas na luta contra os tristes efeitos causados pela maior crise sanitária e econômica da história do Brasil.





Com as dificuldades espalhadas em todos os cantos do país, muitos voluntários se mobilizaram para ajudar pessoas (muitas vezes desconhecidas), em estado de vulnerabilidade. São cidadãos, empresas e instituições unidos em um mesmo propósito, realizando pequenos gestos capazes de transformar vidas e que aquecem o coração.


Mas, afinal, o que é ser solidário? De onde surgiu essa palavra que ao ser colocada em prática é capaz de mudar circunstâncias? Confira os detalhes no conteúdo a seguir. Boa leitura!


O que é solidariedade?

De origem francesa, a solidariedade significa responsabilidade recíproca. Em seu significado, ser solidário é um ato de bondade e compreensão com o próximo. É um sentimento que une interesses e objetivos entre os membros de um grupo, gerando:


· Cooperação mútua entre duas ou mais pessoas;

· Identidade entre seres;

· Interdependência de sentimentos, de ideias, de doutrinas.


Descrevendo a solidariedade como um dos valores fundamentais e universais do século XXI, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Assembleia Geral, proclamou o dia 20 de dezembro como Dia Internacional da Solidariedade Humana.


Celebrada desde o ano de 2005, a data tem como principal objetivo reunir povos e nações em um mesmo objetivo: reforçar a promoção da paz, os direitos humanos e o desenvolvimento socioeconômico, lembrando que os governos devem respeitar compromissos e acordos internacionais.


Exemplos de como ser solidário e fazer a diferença

Durante a pandemia, mesmos com as inúmeras dificuldades que atingiram as famílias em nível mundial, muitas foram as ações de solidariedade como, por exemplo, a distribuição de alimentos, doação de produtos, itens de higiene pessoal e de roupas.


Alguns médicos passaram a realizar consultas totalmente gratuitas. Psicólogos estão fornecendo assistência para os cuidados da saúde mental e emocional, em prol de ajudar a controlar a ansiedade e medo sobre as incertezas atuais e, claro, sobre o futuro.


Além das ações presenciais, atos de solidariedade também passaram a ser realizados de forma online como, por exemplo, as lives de artistas e celebridades, promovidas com a intenção de arrecadar de insumos médicos, alimentos, água e dinheiro.


Para além desses exemplos, há as instituições que atuam no combate de diversas outras dificuldades: a fome, doenças infecciosas, depressão e ansiedade, relações tóxicas, terrorismo e guerras.


Exemplo disso, com o intuito de idealizar e tornar sonhos reais, mesmo durante a pandemia e isolamento social, o AKA – VALEMOS PELO QUE SOMOS, atua com escolinhas esportivas no Vale do Jequitinhonha, desenvolvendo ações sociais com crianças, jovens e adolescentes, por meio de atividades esportivas, doações e apoio.


Acreditando que a solidariedade pode transformar vidas, hoje, o AKA é um hub social de iniciativas inovadoras, apoiando o empreendedorismo social, potencializando micros e pequenos projetos, com atividades desenvolvidas com programas e parcerias que possibilitem a educação de crianças e adolescentes por meio do esporte e da solidariedade.





Como ser solidário?

Todo cidadão, para ser eterno aprendiz do valor da solidariedade, tem de praticá-la, diariamente, permanentemente, afinal, no coração da prática solidária está o princípio fundamental e inegociável da consideração para com o outro.


Em publicação feita no site Tummi, especialistas relatam que as pessoas solidárias acionam os sentimentos mais potentes e nobres, ampliando a resistência dos indivíduos, equiparando-os em níveis de igualdade e provocando sensação de união.


Ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve ‘abraçar’ as causas e se tornar parte delas, a partir de pequenas ações que podem ser praticadas no dia a dia, cada vez mais e também com pessoas próximas. Veja alguns exemplos a seguir:


· Separe roupas e outros objetos para doação;

· Apoie os sonhos e novos hábitos de amigos;

· Demonstre afeto e atenção quando um familiar concretizar a realização de um sonho;

· Valorize pequenos comerciantes do seu bairro;

· Ao saber que um colega está empreendendo, dê o seu apoio para que ele não desista e continue focado nessa nova empreitada;

· Quando souber que uma pessoa está passando por momentos difíceis, contribua com palavras de conforto, carinho e apoio;

· Ajude a divulgar o trabalho e causas sociais defendidas por empresas, organizações ou instituições religiosas;

· Doe sangue;

· Torne-se doador de órgãos, sangue e medula;

· Pratique o voluntariado;

· Se puder, escolha uma instituição ou causa e doe dinheiro;

· Demonstre afeto e ame o próximo, contudo, jamais use a solidariedade para se autopromover.


Benefícios de ser solidário

O Papa João Paulo II afirmou que solidariedade não é um sentimento vago de compaixão pelos infortúnios das outras pessoas e sim uma determinação firme e perseverante de se comprometer com o bem comum, ou seja, o ato de ser solidário precisa ser verdadeiro e constante!


E, para reforçar ainda mais o quanto esse ato faz bem tanto para quem se doa quanto para quem recebe, o site Vittude elencou os benefícios dessa prática, que podem ser sentidos na mente e em todo o corpo. Confira:


1) Ajudar os outros contribui para a manutenção da sua saúde e pode diminuir o efeito de doenças físicas e psicológicas;


2) A euforia sentida após um ato generoso envolve sensações físicas que liberam endorfinas e outras substâncias naturais do corpo que diminuem dores;


3) Os benefícios na saúde mental e física continuam sendo sentidos por horas e até dias depois do ato solidário, especialmente quando ele é lembrado com carinho;


4) Problemas ligados ao estresse são revertidos com atitudes positivas direcionadas aos outros, reduzindo sensações de depressão, fobia social, hostilidade e isolamento;


5) Ajudar o outro gera sensações de alegria profunda, resiliência emocional e vigor;


6) A consciência e intensidade de dores físicas pode diminuir consideravelmente com um ato caridoso;


7) Um senso de otimismo e valor próprio é gerado à cada ação solidária, melhorando a autoconfiança;


8) Segundo pesquisas, ser voluntário com frequência gera uma sensação de alegria equivalente a se formar na faculdade ou dobrar o seu salário.


Precisamos cada vez mais do apoio e ajuda dos amigos e filhos do Vale para realizar as mudanças e levar a esperança para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. É um compromisso do AKA com o Vale. O Esporte é o nosso braço mais forte e vamos transformar as vidas por meio deste, potencializando os cuidados e elevando a autoestima das pessoas.



Contamos com a sua ajuda! Venha ser um multiplicador do bem!



SEJA PATROCINADOR, SEJA INCENTIVADOR, SEJA SÓCIO TORCEDOR!!!






Pelo que Somos, pelo que Queremos, pelo que Sonhamos, Sou AKA, Somos do Vale, VALEMOS PELO QUE SOMOS.



Para realizar a sua doação e se tornar um sócio torcedor solidário akadiano acesse o nosso portal: valemospeloquesomos.org.br



Aproveite para conhecer o nosso trabalho e projeto.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page