top of page

AKA se prepara para salto e mudança de patamar e quebra de paradigmas




Com 15 anos recém completados em setembro, diretoria planeja voos altos e posicionamento como referência no Vale do Jequitinhonha


Quem conhece a trajetória do AKA, time formado em sua grande maioria de egressos do Vale do Jequitinhonha que deixaram sua cidade natal em busca de oportunidades e estudos, sabe de todo potencial e da capacidade de inovar e movimentar o cenário do esporte amador adquirido ao longo dos anos, além da evidente referência que se tornou para todos que conhecem sua história, que cresce a cada dia.


É o que se espera e o que promete a diretoria para este fim de ano. “Mesmo com a pandemia, o AKA demonstrou sua força e capacidade de inovação e vai causar com o que estamos planejando para esse fim de ano. Que todos fiquem atentos, vamos fazer barulho” É o que diz um empolgado presidente, André Tixa. “Nos notabilizamos em promover e divulgar o esporte amador e os valores do Vale do Jequitinhonha, mas agora, em meio à pandemia, ampliamos nossas áreas e formas de atuação consolidamos nossa alcunha de plataforma social para outras áreas e outras ações aquém do futebol. É uma demonstração clara de força e capacidade de mobilização. Estamos muito orgulhosos com esse novo posicionamento”, destacou Tixa.


Para o fim do ano, o já tradicional lançamento da nova coleção de uniformes do AKA, para o triênio 2022/2024 é a grande atração, que promete vir junto com outras ações e novidades. Uma delas é a padronização do time principal (AKA que joga em BH com atletas adultos) com as escolinhas de futebol no Vale. “Agora é todo mundo de uniforme novo, inclusive as escolinhas que estamos apoiando em outras cidades. Os uniformes antigos vão para outras entidades apoiadas pelo nosso projeto, mas que não necessariamente são escolinhas do AKA” enfatizou Tixa, que está como presidente desde 2015, quando a Associação passou por uma crise e quase foi desfeita.


Cabe ressaltar o destaque para o projeto “VALEMOS PELO QUE SOMOS” que completou 04 anos em 2021 e que começa a vislumbrar voos mais altos com as receitas aumentando e atraindo a atenção de mais investidores e da comunidade em geral. Essa aproximação é fundamental para os planos do AKA de fomentar, incentivar e patrocinar iniciativas esportivas no Vale do Jequitinhonha. O desejo de se tornar um catalisador do esporte nos desafia. “Sabemos dos desafios de conseguir a confiança dos investidores, mas com transparência e, principalmente, com materialidade, temos fé de que o nosso sonho vai se fortalecendo a cada dia e essa possibilidade se torna a cada dia mais viável e real. É um trabalho de construção coletiva inovador, porque não é uma bandeira única. É muito mais do que isso. Queremos agir e interagir como uma mola motriz que vai impulsionar todos aqueles que se dedicam ao esporte em nossa região. Com isso, outras áreas também serão contempladas e alçadas como cultura, educação, saúde e segurança. Acreditamos no esporte como uma das principais fontes de capacitação e formação dos jovens e com o nosso projeto, estamos chamando a atenção de todos para acreditarem junto conosco. Queremos ajudar todas as iniciativas”, complementou o presidente.


O esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como pratica por adolescentes e jovens. Ele apresenta varias possibilidades de manifestação, porém para o AKA ele é entendido como instrumento pedagógico, analisando aspectos relacionados à socialização, construção de valores morais e éticos, bem como à recreação e lazer, e sua importância para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens.


O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada.


O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros (TUBINO, 1999). É importante destacar também o papel social que o esporte desempenha no desenvolvimento integral dos sujeitos. Corrobora com esta ideia Martins et al (2005) enfatizando que a prática do esporte envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas. Almeida e Gutierres (2009) cita que o esporte é uma forma de sociabilização e de transmissão de valores. Portanto, observa-se que o esporte possui amplas repercussões, sendo um fenômeno que possui uma linguagem universal.


Os benefícios do esporte tem ultrapassado o limite do bem estar físico e tornar-se visível também a nível educacional e formativo para crianças, adolescentes e jovens, conforme evidências da literatura atual (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003, p. 90).


Inúmeros são os meios utilizados atualmente para ampliar a eficácia da transmissão de conhecimento, a socialização e a formação integrais na infância, adolescência e juventude; é neste contexto que a prática esportiva vem ganhando espaço. Incontáveis são os projetos, Organizações Não Governamentais (ONGs) e programas sociais que trabalham com o esporte como meio principal das suas atividades formativas.


São verdadeiros os acréscimos que o esporte traz para a sociedade, e isso se deve aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática. Hoje a busca pelo bem-estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais, e o esporte ou práticas esportivas são fundamentais no cotidiano da população, porque auxiliam na manutenção de uma vida saudável. É preciso também destacar a importância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito. Além disso, o esporte pode ajudar como mais uma alternativa “[...] um fator fundamental para a educação de crianças e jovens, atribuindo-se a ele frequentemente papéis admiráveis, como livrar as pessoas do consumo de drogas”. (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003, p. 90).


O AKA acredita que o esporte pode ser mais uma alternativa na formação humana de adolescentes e jovens, através de sua pratica, pode-se trabalhar vivencias essenciais para que as dificuldades da modernidade possam ser ultrapassadas, e que esses mesmos adolescentes e jovens possam se tornar pessoas mais preparadas para enfrentar as responsabilidades da vida adulta.


“Por isso que estamos a cada dia mais levantando a nossa bandeira e usando a força da marca AKA para atrair mais adeptos e interessados em contribuir com a melhora da nossa sociedade e realizar uma transformação por conta da prática esportiva. O Vale já sofre com o descaso e a falta de oportunidades. Estamos nos preparando para ser referência para todos os filhos do Vale, não apenas como potência esportiva, mas como uma plataforma que pode inspirar, colaborar e construir uma sociedade de uma forma em reduzir os impactos sociais, principalmente aos que possuem menos condições, ou quase nenhuma. Permitir aos nossos jovens o direito de sonhar com um futuro melhor é o desafio que nos move. E poder contribuir com o nosso Vale, mesmo a quilômetros de distância, ameniza e nos faz sentir parte desse lugar que tanto amamos, mas que por força de necessidade tivemos que partir. Estamos aqui para isso”, finaliza André Tixa, ainda complementando “Estamos trabalhando para mudar mais do que uma realidade, estamos num processo disruptivo de mudança de mentalidade, de concepção. Vamos nos tornar protagonistas do nosso próprio destino. É o nosso desejo aos jovens e o nosso propósito. A referência direta deles será o AKA e não os times europeus ou os clubes tradicionais do país, porque somos a realidade mais próxima, somos o espelho e o trampolim para um futuro mais digno".


Faça parte da tropa dos lanternas verdes Akadianos. Seja doador, Seja Sócio Torcedor colaborador, seja uma empresa patrocinadora, seja um multiplicador do esporte e um empreendedor social.


Pelo que Somos, pelo que Queremos, pelo que Sonhamos, Sou AKA, Somos do Vale, VALEMOS PELO QUE SOMOS.


Para realizar a sua doação acesse o nosso portal: valemospeloquesomos.org.br Aproveite para conhecer o nosso trabalho






23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page