top of page

Um legado para a vida: como podemos ser mais solidários?






Se tem uma coisa que os momentos de crise nos ensinam é que não existe melhor remédio para o mundo do que a solidariedade. Como um trabalho de formiguinha, nos juntamos ao redor dos quatro cantos do planeta para estender as mãos para o próximo e enfrentar os desafios impostos pelo novo coronavírus.

Vimos pessoas se reunindo para comprar alimentos e itens de higiene para famílias carentes, restaurantes e pizzarias enviando comida para profissionais de saúde em plantão, voluntários realizando atendimentos telefônicos para prestar apoio emocional, grupos religiosos intensificando suas orações e entre várias outras iniciativas.


Como uma Associação Esportiva com vocação e atuação efetiva no empreendedorismo social, estamos trabalhando em várias frentes levando desde o futebol das escolinhas até o amparo às famílias através das diversas doações realizadas ao longo dos últimos anos, levando conforto onde havia desamparo, calma quando o barulho parecia falar mais alto e esperança em dias completamente cinzas. Percebemos, acima de tudo, o quanto a solidariedade é o combustível que precisamos para caminhar em direção a um mundo mais saudável para todos.


Semelhantemente, ao longo desse período, o Papa Francisco nos deixou mensagens como:


“A solidariedade é o caminho para sairmos melhores da crise”


“Somos todos chamados a realizar a paz e a realizá-la todos os dias e em todos os ambientes da vida, estendendo a mão ao irmão que precisa de uma palavra de conforto, de um gesto de ternura, de uma ajuda solidária. Para nós, esta é uma tarefa dada por Deus. O Senhor nos dá a tarefa de sermos operadores de paz.” Papa Francisco

Então, como tornar a solidariedade uma prática constante?


Passo 1: entender a cultura do cuidado


Primeiramente, para seguirmos difundindo as práticas solidárias, precisamos falar sobre o cuidado. A principal reflexão é que, para cuidarmos do outro, precisamos antes de tudo cuidar de nós mesmos. Isso se resume ao que se chama de “cultura de cuidado”.


O desenvolvimento espiritual, a meditação e a oração certamente nos colocam nesse caminho de cuidado com o próprio interior e com o outro.

Passo 2: identificar maneiras de ajudar


Já falamos em outros momentos que ser solidário não se trata apenas de realizar grandes benfeitorias e sim ter uma postura fraternal em relação ao outro.


A solidariedade pode estar em uma resposta gentil, em um olhar carinhoso ou em um simples abraço. Nesse sentido, precisamos entender que mais do que “fazer”, a solidariedade está no “ser”.


Assim passamos a compreender que existem diversas maneiras de agir em prol do outro.


Aqui podemos citar algumas delas como exemplos:


Doar roupas e itens de boa qualidade que você não utiliza mais. Além de ajudar o próximo, você vai estar contribuindo com a sustentabilidade do planeta;

Ensinar outras pessoas sobre assuntos ou técnicas que você domina. Nesse sentido, uma dica é usar a sua profissão a seu favor.


Fazer parte de projetos voluntários e de grupos de oração, intercedendo e atuando a favor da qualidade de vida das pessoas e do planeta;

Doar tempo e amor. Você pode tirar um espaço da semana para falar com um idoso ou com alguém que esteja passando por um momento difícil.


Passo 3: tornar a solidariedade um hábito

Até aqui reforçamos a definição de que a solidariedade está no “ser”. De fato, o ideal é que ela se estabeleça de forma natural em nossas vidas. Porém, ainda assim, nada impede que separemos um tempo de nossas agendas para garantir que essas ações aconteçam de maneira constante.





Uma das principais consequências da prática da solidariedade é que ela nos permite criar movimentos que incentivam o cuidado mútuo dos indivíduos e a construção de um mundo mais justo. Um mundo onde podemos respeitar e compreender as diferenças e as necessidades individuais do outro.


Precisamos cada vez mais do apoio e ajuda dos amigos e filhos do Vale para realizar as mudanças e levar a esperança para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. É um compromisso do AKA com o Vale. O Esporte é o nosso braço mais forte e vamos transformar as vidas por meio deste, potencializando os cuidados e elevando a autoestima das pessoas.


Contamos com a sua ajuda! Venha ser um multiplicador do bem!


SEJA PATROCINADOR, SEJA INCENTIVADOR, SEJA SÓCIO TORCEDOR!!!


Pelo que Somos, pelo que Queremos, pelo que Sonhamos, Sou AKA, Somos do Vale, VALEMOS PELO QUE SOMOS.


Para realizar a sua doação e se tornar um sócio torcedor solidário akadiano acesse o nosso portal: valemospeloquesomos.org.br


Aproveite para conhecer o nosso trabalho e projeto.





49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page