top of page

Valemos pelo que Somos: Os benefícios do esporte para crianças e adolescentes

Os benefícios do esporte para crianças e adolescentes





A Cada dia, nossos jovens têm a tecnologia como companheira dos seus momentos de lazer. No entanto, o esporte para crianças e adolescentes deve ser estimulado, especialmente por todos os benefícios que proporciona.


Além do desenvolvimento motor e cognitivo, a convivência com outras pessoas e a consciência social são altamente estimuladas.


Mas esses são apenas alguns pontos que a prática de atividade física melhora. Quer saber quais os outros? Basta continuar a leitura!


Por que o esporte para crianças e adolescentes é indicado?

Não restam dúvidas de quanto os exercícios físicos são essenciais para nos manter saudáveis, ajudando inclusive na prevenção de doenças.


No caso do esporte para crianças e adolescentes, a prática ajuda não apenas nessa questão, mas também no crescimento e no desenvolvimento físico, mental e emocional.


Veja abaixo alguns dos principais benefícios obtidos com os esportes.


Introduz hábitos saudáveis

A fase de desenvolvimento é a base para idade adulta. Incentivar a prática de esportes induz a bons hábitos e ajuda os jovens a desenvolverem a consciência e responsabilidade sobre a importância de cuidarem bem do seu corpo.


Ajuda na saúde física

O esporte para crianças e adolescentes ajuda em diversos pontos da saúde física e o desenvolvimento da coordenação motora é um bom exemplo.


A prática dessas atividades colaboraram para que habilidades como correr e lançar sejam aprendidas de maneira natural.


Somado a isso, todas as partes do corpo são trabalhadas e beneficiadas, como por exemplo


· coração: melhora a circulação sanguínea e fortalece o músculo cardíaco;

· pulmão: melhora a oxigenação do sangue, aumenta a capacidade pulmonar e fortalece o diafragma;

· músculos: melhora o funcionamento das articulações e fortalece os músculos;

· ossos: ajuda na fixação do cálcio nos ossos e reduz o risco das meninas de desenvolverem osteoporose quando forem adultas.


Aqui, vale reforçar que o esporte é também um importante aliado no combate à obesidade infantil, que infelizmente está cada vez mais comum em função da má alimentação e do baixo gasto calórico.


Contribui para a saúde mental

A frase “mente sã, corpo são” também se aplica às crianças e adolescentes. O esporte ajuda no tratamento de problemas como déficit de atenção e dislexia, e também reduz as chances do desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão.


Os exercícios físicos também colaboram para uma melhor qualidade do sono, a controlar posturas agressivas e estimulam o raciocínio.


Ensina a lidar com regras e frustrações

O esporte para crianças e adolescentes também é um forte aliado na hora de ensinar como lidar com regras. As atividades coletivas contribuem também para o reconhecimento de hierarquias, respeito e disciplina.


A disputa saudável ajuda os jovens a entenderem e a saberem lidar com frustrações relacionadas a perdas, contribuindo com o amadurecimento.


Melhora o convívio em grupo e em sociedade

Outro importante benefício do esporte, principalmente os que têm práticas coletivas, é o aprimoramento da convivência em grupo e em sociedade.


As atividades físicas permitem que crianças e adolescentes aprendam a lidar com as diferenças e limitações de outras pessoas, e também apresenta a eles realidades diferentes das suas.


Aqui, no Instituto Reação, por exemplo, nosso trabalho com o judô ajuda na transformação não apenas dos nossos atletas, mas também de suas famílias e da sociedade da qual fazem parte.


Quer entender um pouco melhor sobre o nosso projeto e compreender como o esporte para crianças e adolescentes proporciona inclusão e evolução? Seja um apoiador/doador e nos ajude a fortalecer e aumentar o nosso "case" de sucesso através do esporte.





Quer fazer parte? Tem interesse em ser patrocinador ou fazer uma parceria? Chama no privado ou pelo whatsap 31 99695-5825. parcerias: andreorsine@akanet.com.br


Multiplicando possibilidades gerando oportunidade, integração e lazer.


"Pelo que SOMOS, pelo que QUEREMOS, pelo que SONHAMOS, sou AKA, somos do VALE, VALEMOS PELO QUE SOMOS".


Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais: @akabhoficial @valemospeloquesomos


SEJA PATROCINADOR, SEJA INCENTIVADOR, SEJA SÓCIO TORCEDOR!!!


Pelo que Somos, pelo que Queremos, pelo que Sonhamos, Sou AKA, Somos do Vale, VALEMOS PELO QUE SOMOS.


Para realizar a sua doação e se tornar um sócio torcedor solidário akadiano acesse o nosso portal: valemospeloquesomos.org.br


Aproveite para conhecer o nosso trabalho e projeto.


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-icone.png
bottom of page